Mês da Mulher CNPGC: um pouco da trajetória da Procuradora-Geral de Contas do Acre, Anna Helena de Azevedo Lima Simão

Publicado por admin em

Dando sequência ao Mês da Mulher CNPGC, hoje é o dia de conhecermos um pouco mais sobre a trajetória da Procuradora-Geral de Contas do Acre, Anna Helena de Azevedo Lima Simão.

Sou acreana, de Rio Branco, formada em Economia (1985) e Direito (1991), pela Universidade Federal do Acre-UFAC, casada e tenho dois filhos: Ianna e Mateus.

Oriunda de uma família de pais servidores públicos e criada pela avó materna, sempre fui incentivada a estudar e a vencer pelos próprios méritos.

Iniciei minha trajetória profissional no extinto Banco do Estado do Acre-BANACRE (1983), mas logo fui aprovada no concurso para “Técnico do Tesouro Nacional”, da Receita Federal, cargo que ocupei no período de 1986 a 1992, até o ingresso no de Procuradora de Contas, em 20/07/1992, após a realização do primeiro certame para a categoria.

Atualmente estou como procuradora-geral, para o biênio 2022/2023, sendo meu quarto mandato. Completando, no próximo julho, 30 anos de MPC/AC, continuo motivada para contribuir com o fortalecimento e desenvolvimento da instituição – Ministério Público de Contas -, que desempenha relevante papel no Sistema de Controle Externo, em um cenário de crescentes demandas sociais e escassez de recursos públicos.

Gosto de ler, assistir a filmes e séries, caminhar, viajar, conhecer novos lugares e, sobretudo, estar com a família e os amigos, que são os nossos maiores tesouros.

Como mulher e servidora pública, sinto que, por vezes, somos desafiadas a conciliar a profissão e o cuidado com a família, especialmente a criação dos filhos, mas creio que isso nos motiva a superar os obstáculos, para ocupar o nosso lugar no mercado de trabalho, constituindo-se em um diferencial de força e determinação.