Dra. Camila Luz de Oliveira é a primeira mulher a assumir a Procuradoria-Geral do MPC-BA
Ao tomar posse no cargo de Procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC-BA), para o biênio 2023/2025, durante a sessão plenária desta terça-feira (28/02/2023), a Procuradora de Contas Camila Luz de Oliveira tornou-se a primeira mulher a comandar o órgão e, num breve discurso, relacionou alguns dos desafios que considera haver necessidade de superar durante a sua gestão. No breve pronunciamento, além de agradecer aos seus colegas de MPC, ressaltando em especial a contribuição dada pelos seus três antecessores no cargo, Maurício Caleffi, Danilo Andrade e Tarciso Carvalho, e também a todo o apoio que recebe de sua família, ela ressaltou que o órgão ministerial conseguiu superar as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, mas fez questão de acrescentar que, apesar do inegável progresso registrado nos 11 anos de existência, ainda há desafios a serem enfrentados.
Ao dar posse à nova Procuradora-geral, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, falou das suas qualidades e competência, além de destacar o brilhante trabalho que é realizado por todo o órgão ministerial e agradecer ao procurador Tarciso Carvalho, pela forma como ele conduziu o MPC na sua gestão. Os demais conselheiros presentes à sessão plenária usaram da palavra para felicitá-la e também salientar a qualidade do trabalho que ela e os demais integrantes do MPC/BA vêm desenvolvendo ao longo da existência do órgão, dando uma grande contribuição para o cumprimento da missão da Corte de Contas. Também estiveram presentes no plenário, acompanhando a cerimônia de posse, diversos familiares da Procuradora-geral, especialmente seus pais, avós, marido e filhos, além de integrantes do MPC e do TCE/BA.
A nova Procuradora-geral foi a mais votada da lista tríplice eleita no dia 24 de janeiro de 2023 e encaminhada ao governador Jerônimo Rodrigues que, acatando a ordem dos votos consignados, decidiu pela sua nomeação. Ela obteve cinco votos, sendo seguida pelos procuradores de contas Erika de Oliveira Almeida (quatro votos) e Maurício Caleffi (três votos). Confira a notícia publicada no site do MPC/BA sobre a eleição e formação da lista triplice.
A Procuradora de Contas Camila Luz Oliveira está no Ministério Público de Contas do Estado da Bahia desde 03 de outubro de 2013, quando tomou posse, após ter sido aprovada em 5º lugar em concurso público. Ela é graduada em Direito (UCSAL – 2005), tem pós-graduação em Direito do Estado (Juspodivm/Faculdade Unyahna – 2006), tem pós-graduação em “Prevenção e Repressão à Corrupção – aspectos teóricos e práticos” (Estácio/Complexo de Ensino Renato Saraiva – 2018).
***Fonte: Informações extraídas do site do MPC-BA.