CNPGC presta homenagem ao Procurador de Contas José Aêdo Camilo

Publicado por admin em

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas presta justa homenagem ao colega José Aêdo Camilo, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Mato Grosso do Sul até a presente data.

Após 33 anos intensamente dedicados ao exercício ministerial, Dr. Camilo desfrutará de merecida aposentadoria como prêmio de décadas contribuindo para o aprimoramento do controle externo a serviço da sociedade sul-mato-grossense.

Foram muitos anos de comprometimento com a integridade e o desempenho de suas funções, enobrecendo o papel institucional do Ministério Público de Contas brasileiro, e conquistando amigos e admiradores.

A carreira do Procurador de Contas José Aêdo Camilo é um sólido parâmetro para contemporâneos e porvindouros.

Receba nosso agradecimento e todo o reconhecimento pelo excelente trabalho realizado. Desejamos muitas felicidades nessa nova etapa de sua vida!

Mensagem da Diretoria do CNPGC

Trajetória do Dr. José Aêdo Camilo
por Bruna Galina (Comunicação MPC-MS)

Formou-se em Ciências Jurídicas pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente. Atuou na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul de 1979 a 1981, ingressou no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul em janeiro de 1981 como Auditor de Controle Externo e passou a ocupar o cargo de Assessor de Conselheiro em 1983 e em 1989 foi nomeado para exercer o cargo de Procurador de Contas do MPC-MS após aprovação no primeiro concurso realizado.

Nestes 41 anos, José Aêdo Camilo ocupou o cargo de Corregedor, de Procurador Geral Adjunto e Procurador-Geral que na atual legislatura encerra suas atividades no MPC-MS.

Como Procurador-Geral sempre buscou melhorias tanto institucionais quanto em investimentos pessoais. Em 2012 participou da aprovação do projeto de lei complementar que alterou dispositivos que tratavam da Lei Orgânica do MPC-MS, criou o protocolo e a coordenadoria de comunicação social do MPC, além de idealizar e participar do programa de avaliação institucional feito para proporcionar melhorias dos processos de trabalho.

Sempre atento à política de boa gestão e em manter os gestores dos munícipios atualizados fazia questão de compartilhar o seu conhecimento e orientá-los com inúmeras palestras apresentadas no período de 2013 e 2014. Ainda neste ano firmou um termo de cooperação mútua com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul mantido até o ano de 2022, cujo objetivo é dar maior eficácia ao controle e fiscalização dos atos de gestão da administração pública e outro termo de cooperação com a Câmara Municipal de Campo Grande que promoveu a formação de mais de 80 conselheiros municipais com ênfase na fiscalização da administração pública.

Como gestor preocupado em defender os interesses da sociedade instituiu por meio de uma portaria aprovada pelo Colégio de Procuradores um sistema de controle e monitoramento periódico de dados e informações fornecidos pelo Poder Legislativo Municipal, para à averiguação dos resultados dos julgamentos proferidos nos Balanços Gerais dessas unidades federativas, após o Parecer Prévio emitido pela Corte de Contas.

Categorias: Notícias