CNPGC presta homenagem às mulheres que integram o Ministério Público de Contas no Brasil
O mês de março foi todo dedicado à celebração de conquistas e reflexão sobre desafios enfrentados pelas mulheres, em suas múltiplas funções na sociedade.
As mais diversas instituições têm manifestado reconhecimento e valorização às mulheres, e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas vem, mais uma vez, destacar a presença feminina no Ministério Público de Contas (MPC), um espaço crucial para a fiscalização e a defesa do interesse público.
Cada MPC é chefiado por um Procurador-Geral de Contas, responsável pela gestão administrativa do órgão. Atualmente, existem 32 MPCs no país, dos quais seis são liderados por mulheres (19%). E quem são essas procuradoras-gerais que tanto dignificam o Parquet especializado brasileiro? Camila Luz de Oliveira (MPC/BA), Aline Paim Monteiro do Rego (MPCM/BA), Maria Regina Franco Cunha (MPCM/PA), Cibelly Farias (MPC/SC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres (MPC/SP), e a nossa presidente do CNPGC, Cristina Machado da Costa e Silva (MPTCU).
Com as procuradoras-gerais, temos o total de 49 procuradoras, o que representa 28% do total de 169 membros do Ministério Público de Contas. Apesar do crescente debate sobre equidade de gênero, impulsionado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU, a presença feminina em funções de alta influência ainda é restrita.
A balança de gênero permanece desequilibrada, indicando a necessidade de mais esforços. A equidade de gênero não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma forma de enriquecer a diversidade de perspectivas. Mulheres em altos cargos podem contribuir para decisões mais inclusivas e soluções inovadoras no controle externo.
Embora já tenhamos testemunhado avanços na inclusão de mulheres no serviço público, ainda há um longo caminho a percorrer. Com esforço contínuo e dedicado, podemos vislumbrar um futuro em que a equidade de gênero seja a norma em todas as esferas do poder.
Neste finalzinho do Mês das Mulheres, o CNPGC reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente mais justo e igualitário, renovando a determinação para enfrentar os desafios presentes, mas sempre celebrando as conquistas alcançadas.