Novo Procurador-Geral de Contas de Roraima é empossado

Publicado por admin em

IMG-20170112-WA0024Novo Procurador-Geral de Contas é empossado.

Ascom/MPC

Na manhã desta quinta-feira, 12, o colégio de procuradores do Ministério Público de Contas do Estado de Roraima (MPC), empossou o novo procurador-geral de contas, biênio 2017/2018, Diogo Novaes Fortes.

Nos últimos seis anos esteve à frente do MPC/RR, o procurador de Contas Paulo Sérgio Oliveira de Sousa. Na despedida, Paulo Sérgio ressaltou as principais conquistas do órgão, destacando especialmente a conquista da autonomia administrativa e financeira do órgão.

“O MPC/RR era vinculado ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE) e, em 2011, conquistamos nossa autonomia administrativa e financeira, sendo hoje uma referência para os outros MPC´s do país”, enfatizou.

Para o Procurador-Geral de Contas do Pará, Felipe Cruz, que na solenidade representou O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas, a autonomia administrativa e financeira dos MPC’s brasileiros é de grande importância para o desenvolvimento do trabalho de Controle Externo.

“O Conselho Nacional é um defensor da autonomia para todos os MPC’s do Brasil. E o MPC de Roraima, certamente, é um exemplo exitoso para todos nós”, revelou.

No discurso de posse, o novo procurador-geral do MPC/RR, Diogo Novaes Fortes, assumiu o compromisso de continuar a busca pela manutenção e consolidação da autonomia que hoje é questionada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Afirmou também que realizará um trabalho em parceria com os demais órgãos de controle externo e pretende dar mais celeridade a atuação institucional do MPC/RR.

“A sociedade roraimense pode ter certeza que contará, cada vez mais, com um forte aliado na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos e no combate à corrupção e aos atos ilegais que possam ser praticados por gestores públicos no âmbito deste estado”, finalizou.

Perfil do novo procurador – Diogo Novaes Fortes nasceu em Rondonópolis/MT. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, em maio de 2004.

Atuou como advogado privado no ano de 2005.

Em agosto de 2006, foi aprovado em 1º lugar no concurso público para procurador do Estado de Roraima. Na Proge, atuou na Procuradoria Fiscal e exerceu as funções de assessor do Procurador-Geral do Estado (2006) e Procurador-Geral Adjunto (2007).

Em 2008, foi aprovado em 1º lugar no concurso público para procurador de contas do Ministério Público de Contas do Estado de Roraima e, em 2009, assumiu como o primeiro procurador-geral de contas, quando o órgão ainda estava vinculado ao Tribunal de Contas do Estado.

É casado com Emanuela Fortes com quem tem dois filhos, João Gabriel e Teodora.

Categorias: Notícias