Ministério Público de Contas e TCU Celebram 10 Anos de LabContas

Publicado por admin em

O Tribunal de Contas da União (TCU)  e o Ministério Público junto ao TCU (MPTCU) celebraram uma década de implantação do Laboratório de Informações para o Controle com o evento “LabContas 10 Anos: Celebrando o Passado, Construindo o Futuro”, realizado no Auditório Ministro Pereira Lira, em Brasília. A abertura do evento contou com a presença da Procuradora-Geral do MPTCU, Cristina Machado, que destacou a importância da plataforma como um marco na transformação social através da inovação. Desenvolvido pelo TCU, o LabContas serve como um repositório central de dados e informações para o controle, facilitando o cruzamento de bases de dados e a oferta de soluções em analytics, o que tem sido fundamental para a integração e eficácia do controle externo em todo o Brasil.

Durante o evento, foram apresentados temas relacionados ao uso de dados e perspectivas de novas soluções e funcionalidades para o para a plataforma, com palestras que abordaram desde a atuação integrada da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (Rede InfoContas) até as perspectivas de futuro do LabContas frente à inteligência artificial. A Procuradora Cristina Machado, em seu discurso, enfatizou o papel do LabContas na união de propósitos e na cooperação entre diversos atores do controle da gestão, ressaltando o orgulho de fazer parte dessa iniciativa que orienta ações de controle em nível federal, estadual e municipal. Além disso, Cristina Machado apresentou a Rede de Informações Estratégicas do Ministérios Públicos de Contas (Rede MPContas), destacando-a como um novo instrumento de integração e cooperação técnica.

O evento “LabContas 10 Anos” não apenas celebrou os avanços alcançados pela plataforma ao longo de uma década, mas também reforçou o compromisso com a continuidade da inovação e da colaboração entre os Tribunais de Contas e os Ministérios Públicos de Contas em todo o país. A presença de representantes de vários estados e municípios da federação demonstrou a importância e a expectativa de que o conhecimento compartilhado seja um vetor de difusão de boas práticas e indutor de transformações permanentes, voltadas ao aperfeiçoamento institucional e à gestão eficiente e eficaz dos recursos públicos, em benefício de toda a sociedade brasileira.

Categorias: Notícias