Dr. Paulo Sérgio Sousa é reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Contas do MPC-RR
O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Roraima (MPC-RR), Dr. Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, foi reconduzido ao Comando do Parquet de Contas para o biênio 2023/2024. A solenidade ocorreu na manhã de segunda-feira (16), no plenário do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR).
O evento contou com a presença do Governador de Roraima, Antônio Denarium; o Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique; o Procurador de Contas, Dr. Diogo Novaes Fortes; o Presidente do Tribunal de Contas de Roraima (TCE/RR), Célio Wanderley; o Defensor Público-Geral, Oleno Matos; o Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianeli; o Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), Deputado Marcelo Cabral, o Reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, o representante da Controladoria Geral da União (CGU, Alessandre Pinagé, e a Vice-Presidente da OAB Roraima, Caroline Cattaneo, dentre as demais autoridades e servidores do MPC-RR.
O Procurador de Contas, Dr. Diogo Novaes, acrescentou a importância da união também dentro do Ministério Público de Contas de Roraima. “É importante a recondução do Dr. Paulo Sérgio para ele conseguir dar continuidade neste trabalho que vem sendo desenvolvido com maestria. Eu fui reconduzido para a Corregedoria e nós dois estamos trabalhando unidos para que a atuação do MPC Roraima seja feita com excelência, para que a gente possa trabalhar em parceria com o TCE Roraima e os outros poderes. E que a gente possa entregar para a sociedade roraimense uma atuação eficaz, de forma excelente”, completou.
Dr. Paulo Sérgio destacou a atuação do MPC Roraima pela população do Estado e do seu papel democrático. “Acredito que a gente tem que pensar o estado democrático de direito, com harmonia e respeito entre as instituições e respeitando aquilo que é mais valioso, que é a democracia. É importante que a gente viva dentro da harmonia entre os poderes, com respeito às limitações e que a gente possa conviver com os diferentes”, declarou.
Dentro do planejamento para o biênio 2023/2024 está prevista a realização da 2ª edição do Congresso MPC/RR – Povos Tradicionais e Direitos Humanos, a continuidade do programa de rádio “Fiscaliza e Conta” e o funcionamento dos laboratórios de Saúde e Engenharia do MPC/RR já para 2023, com a testagem da qualidade dos medicamentos adquiridos pelos órgãos de saúde e das propriedades do solo e asfalto em obras públicas de pavimentação no estado. Os dois imóveis que irão abrigar os laboratórios do MPC/RR já foram adquiridos e o momento agora é de aquisição dos equipamentos.
“Nós tivemos dois anos de efetivação de alguns projetos, entre eles, o programa do MPC na rádio do MPC Roraima e o dos dois Laboratórios, de Engenharia e de Saúde. Nós já estamos com uma sede, já licitamos a aquisição dos equipamentos e acredito que em 2023 vamos começar a operacionalizar, começar a fazer análise de solo e asfalto, que é uma demanda que o estado de Roraima precisa muito. Também vamos buscar auxiliar as prefeituras e câmaras dos vereadores, com objetivo de estruturar e atender a população da Capital e do interior do estado, além das nossas ações sociais e educativas”, acrescentou.
TRAJETÓRIA – Dr. Paulo Sérgio de Oliveira Sousa ingressou no serviço público aos 19 anos, quando iniciou sua carreira como professor de Língua Portuguesa na rede de ensino do Pará. Com 21 anos de idade foi também professor do curso de Letras nas Universidades Federal do Pará e Luterana do Brasil ‐ULBRA. Naquele período, cursou especialização em Letras e concluiu doutorado em Educação na Universidade de Santiago de Compostela ‐ Espanha. Após concluir toda a sua vida acadêmica no Curso de Letras em Universidade Pública, prestou novamente vestibular na mesma universidade para ingressar no Curso de Direito, no ano de 2000, obtendo a aprovação em segundo lugar. No mesmo ano, sem ainda ter iniciado o curso de Direito, tomou posse como Fiscal de Tributos do Estado do Pará, no Município de Santarém, após aprovação em Concurso Público em primeiro lugar. Em 2004, foi aprovado no Concurso do Departamento de Polícia Federal iniciando suas atividades em 2005, como Agente de Polícia Federal (APF). Em 2007, foi aprovado em Concurso para Procurador da Fazenda Nacional, Procurador de Contas de Minas Gerais e Procurador de Contas de Goiás. Em 2008, foi aprovado no concurso de Procurador de Contas de Roraima. Neste mesmo ano, fora nomeado como Procurador da Fazenda Nacional, bem como, Procurador de Contas de Roraima, optando por assumir o Cargo de Procurador de Contas em Roraima. Em 2012, concluiu o curso de Mestrado em Direito Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e, atualmente cursa doutorado em Direito Constitucional (DINTER – Unifor).
***Informações extraídas do site do MPC-RR