Procurador-Geral de Contas Thiago Pinheiro Lima é eleito Presidente do CNPGC
Com 29 votos favoráveis e nenhum contrário, o Procurador-Geral de Contas de São Paulo, Thiago Pinheiro Lima, foi eleito, nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, o novo Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). Lima assumirá a gestão do Conselho por um ano. A posse ocorrerá no mês de março e a solenidade de transmissão do cargo no dia 1º de abril, em evento presencial e online na sede do TCE/SP.
“Agradeço a confiança dos meus colegas e asseguro minha disposição para exercer com empenho e dedicação a presidência do Conselho Nacional, com a convicção de que contarei com o apoio integral de todos para a realização de um mandato plural e participativo, visando fortalecer e integrar o trabalho realizado pelos MPs de Contas em prol da sociedade”, comentou o novo Presidente do CNPGC.
O CNPGC é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que congrega Procuradores-Gerais de Contas de todo país. Atualmente, são 29 Procuradores-Gerais que integram o CNPGC. O Conselho tem como objetivo defender os princípios e as prerrogativas do MPC do Brasil, além de promover o intercâmbio de experiências e a integração de seus membros, com vistas à melhor prestação de serviços à sociedade.
A atual presidente do CNPGC, Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias, foi responsável pela gestão do conselho de março de 2021 até agora. Sua gestão foi marcada por mudanças significativas nos MPCs brasileiros. Com a pandemia, os órgãos de controle uniram esforços para garantir a eficácia do controle externo das contas públicas em meio a um cenário de incertezas e muitos gastos.
“Foi um ano de muitos desafios para o MPC brasileiro, mas também um ano de inovações. No CNPGC, conseguimos criar uma rede para o compartilhamento de boas práticas e promover a troca de experiências. Reforçamos a comunicação entre os membros do Conselho e entre o CNPGC e a sociedade. Além disso, trabalhamos em parceria com a Associação do MPC (AMPCON), o que permitiu alcançarmos melhores resultados. Destaco, ainda, as parcerias firmadas com outros órgãos públicos para aprimorar nosso trabalho no MPC. Agradeço, imensamente, o apoio de todos os Procuradores durante minha gestão. Foram incansáveis no trabalho diário em seus gabinetes e dedicaram muito tempo ao nosso conselho. Muitos abdicaram de momentos de lazer com a família para o trabalho extra no CNPGC. É com muito orgulho dos colegas e a sensação de dever cumprido que encerro esta gestão”, comenta a Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias.